O Papa Bento XVI inaugurou ao meio-dia a restauração do famoso "Portone di Bronzo" (Porta de Bronze) a entrada principal do Palácio Apostólico Vaticano, logo depois de dois anos de trabalho para recuperar seu esplendor original.

O Papa recordou que "a Porta de Bronze foi feita por Giovanni Battista Soria e Orazio Censore durante o pontificado de Paulo V, que entre 1617 e 1619 quis renovar completamente toda a estrutura da "Porta Palatii" (Porta dos Palácios). Em 1663, depois da colossal obra arquitetônica de Gian Lorenzo Bernini, situou-se no lugar atual, quer dizer, entre a Colunata da Praça de São Pedro e o Braço de Constantino".

Apesar de que se pensou restaurar por motivo do Grande Jubileu de 2000, só foi possível começar as obras em 2006.

"Agora -afirmou o Papa- recuperou seu lugar e sua função, sob o formoso mosaico que representa à Virgem com o Menino entre São Pedro e São Paulo".

"Precisamente porque marca o acesso à casa daquele a quem o Senhor chamou a guiar como Pai e Pastor a todo o Povo de Deus, esta Porta assume um valor simbólico e espiritual. Atravessam-na quem devem encontra o Sucessor de Pedro, peregrinos e visitantes que se dirigem aos diferentes escritórios do Palácio Apostólico".

Bento XVI manifestou o desejo de que "os que entrem pela Porta de Bronze possam sentir-se nada mais que entrar acolhidos pelo abraço do Papa. A casa do Papa está aberta a todos".

O Santo Padre finalmente agradeceu aos que colaboraram nesta obra de restauração: aos serviços técnicos do Governo do Estado da Cidade do Vaticano e aos restauradores dos Museus Vaticanos".