Em uma carta dirigida ao Cardeal Alfonso López Trujillo, Presidente do Pontifício Conselho para a Família, por motivo da designação da Arquidiocese do México como sede do VI Encontro Mundial das Famílias, o Papa Bento XVI destacou que a família deve ser o primeiro lugar onde os cristãos aprendam sua fé.

Fazendo referência ao tema do evento que acontecerá de 16 a 18 de janeiro de 2009,  "A família, formadora nos valores humanos e cristãos", o Santo Padre assinala em sua carta que "como primeira escola de vida e de fé, e como ‘igreja doméstica’ a família está chamada a educar às novas gerações nos valores humanos e cristãos para que, orientando sua vida segundo o modelo de Cristo, forjem nelas uma personalidade harmônica".

"Nesta tarefa tão decisiva –adiciona o Pontífice– se tem que contar também com o apoio da escola, da paróquia e dos diversos grupos eclesiásticos que favorecem uma educação integral do ser humano".

"Em alguns momentos em que se adverte uma freqüente dissociação entre o que se diz acreditar e o modo concreto de viver e comportar-se, neste próximo Encontro Mundial das Famílias se propõe alentar aos lares cristãos na formação de uma reta conscientiza moral", acrescenta.

"Peço ao Senhor que o processo de preparação e a celebração deste acontecimento seja para as famílias uma ocasião especial para viver com gozo sua própria vocação e missão", conclui.