O Cardeal Nicolás de Jesús López Rodríguez, Arcebispo de Santo Domingo, anunciou que recebeu garantias do poder legislativo dominicano de que o aborto não será legalizado no país.

O Cardeal respaldou a iniciativa do Congresso Nacional de manter vigente a penalização à prática do aborto e assinalou que esta decisão "demonstra que nos legisladores existe a convicção de que só Deus pode dispor da vida humana".

"O fato de que nossas câmaras legislativas não despenalizem o aborto significa que há em muitos destes homens e mulheres que estão no Congresso, uma clara consciência de que a vida humana é sagrada e que somente Deus pode dispor dela", disse o Primaz da América.

O Arcebispo de Santo Domingo recebeu a segurança de que a despenalização do aborto não será aprovada no Congresso durante uma visita do deputado Julio Horton, Presidente da Comissão de Justiça da Câmara Baixa.

"Nós temos a posição que a despenalização do aborto não pode ser aprovada na Câmara de Deputados e assim entendeu a maioria dos legisladores", disse o congressista.

O Cardeal anunciou também que, igualmente aos deputados, os senadores garantiram que o projeto não será aprovado.