O Vice-presidente e o Secretário Geral da Conferência Episcopal Boliviana (CEB), Dom Edmundo Abastoflor e Dom Jesús Juárez, respectivamente, pediram ao Presidente Evo Morales não seguir o caminho empreendido por Hugo Chávez na Venezuela, porque não levará a Bolívia a um autêntico desenvolvimento.

Segundo a imprensa local, Dom Abastoflor advertiu que se seguirmos "uma democracia à venezuelana vamos por mau caminho, e vamos nos encontrar em frente a um muro que talvez traga mais confrontação que avanço".

Estas declarações se somaram às dadas recentemente por Dom Juárez, quem chamou o mandatário a não "imitar nem adorar democracias forasteiras como a venezuelana" nem "inclinar-se nem adorar a ninguém que venha a nós para oferecer coisas que não nos levam a um autêntico desenvolvimento".

Ambos os pedidos se dão em meio às críticas que o Governo recebe pela constante influencia ideológica que recebe de Chávez, e no marco das celebrações pelo 25º aniversário da recuperação da democracia na Bolívia.