A delegação do patriarcado de Moscou que devia participar do diálogo da Comissão Mista Católica Ortodoxa que na quarta-feira foi alentada pelo Papa Bento XVI, decidiu retirar-se intempestivamente por razões de lutas intestinas da comunidade ortodoxa.

A delegação russa, que desde ontem devia participar do diálogo em Ravenna, declarou que após chegar à cidade italiana, teve conhecimento de que uma delegação do patriarcado de ortodoxo de Constantinopla também tinha sido convidada à mesa de diálogo, e em protesto, decidiu retornar a Rússia.

O patriarcado de Moscou e o de Constantinopla mantêm uma encarniçada disputa territorial como resultado da decisão deste último de criar em 1996 um ramo na Estoniana, região que o patriarcado de Moscou considera como parte de seu território.

O Arcebispo ortodoxo Illarion de Viena (Áustria), delegado pelo patriarcado de Moscou, assinalou que seu patriarcado não reconhece a legitimidade da igreja apostólica da Estoniana criada por Constantinopla e condicionou sua permanência na reunião ao retiro dos delegados da Estoniana.