O Núncio Apostólico Celestino Migliore, Observador Permanente da Santa Sé ante a ONU, confirmou o apoio da Santa Sé à criação da Comissão para a Construção da Paz ("Peace Building Commission"), durante a 62º sessão da Assembléia geral da Nações Unidas.

Dom Migliore destacou que a PBC –como a conhece por suas siglas em inglês– "foi calorosamente bem-vinda pela Santa Sé como uma resposta à necessidade de uma maior coerência e coordenação nos esforços para construir a paz em situações de pós conflito".

Entretanto, o Arcebispo advertiu que "o êxito da comissão se medirá no terreno, em apóie a se for capaz ou não de fazer uma diferença nas comunidades e países nos que trabalha", especialmente em Burundi e em Serra Leoa.

"Para permitir que a PBC cumpra adequadamente com isto, a comunidade internacional tem o desafio de equipá-la com o necessário mandato e recursos", adicionou.

"Minha delegação tem o gozo de assegurar de seu contínuo interesse no trabalho da PBC, e de animá-la na consecução de sua desafiante tarefa de reconstruir as vidas individuais e nações inteiras destroçadas pela guerra", concluiu.