O Secretário Geral da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Pe. Juan Antonio Martínez Camino, afirmou que aos 498 mártires da perseguição religiosa na Espanha durante a Guerra Civil, somar-se-iam outros dois mil casos que já estão sendo investigados.

Assim o indicou o sacerdote em conferência de imprensa, ao apresentar os dois hinos que se prepararam para a cerimônia de beatificação de 498 mártires da perseguição religiosa na Espanha que se realizará em 28 de outubro.

O Pe. Martínez Camino indicou que esta beatificação é histórica por três motivos: primeiro, porque "não houve outra cerimônia tão numerosa como esta na história das beatificações", em segundo lugar, porque "pela primeira vez se organiza a beatificação conjunta de 23 causas distintas, iniciada cada uma em um momento diferente" e porque a lista de mártires inclui pessoas de quase todas as diocese da Espanha.

O presbítero precisou também que "não se trata de fazer coisas megalômanas, mas sim a beatificação responde a um acontecimento grande na história da Igreja na Espanha, como é a de milhares de católicos que entregaram sua vida livremente pela fé e o amor a Cristo".

Para o sacerdote, a beatificação deste 28 de outubro "não é um ato contra ninguém, não se buscam culpados, não se busca discutir questões históricas ou políticas, mas sim reconhecer que aqui há testemunhas do Evangelho que puderam salvar a vida preferiram morrer antes que pôr em questão seu amor a Jesus Cristo e à Igreja".

Para a beatificação que se realizará na Basílica de São Pedro em Roma, confirmaram sua assistência 74 bispos espanhóis, e se estima que participarão também 20 mil peregrinos ibéricos.

Os hinos apresentados na conferência de imprensa foram compostos pelo Pe. José Luis Moreno, com o título "Sementes de paz", com a música do sacerdote claretiano Luis Elizalde, e um hino jovem, intitulado "Como os mártires", composto por Luis Alfredo Díaz. Ambos foram selecionados entre 25 composições em um concurso convocado pela CEE.

Para conhecer mais do hino jovem "Como os mártires", acesse: http://www.aciprensa.com/noticia.php?n=18603&PHPSESSID=a3ef4f358a69fc949c3483be23335eb4