Senadores de distintos partidos políticos mexicanos exigiram às autoridades do governo federal e da capital que protejam o Arcebispo do México e Primaz do país, Cardeal Norberto Rivera Carrera, dadas as constantes ameaça de morte das quais é objeto.

O líder dos senadores do Partido Revolucionário Institucional (PRI), Manlio Fabio Beltrones, sustentou que o Cardeal é um cidadão mexicano que merece que as autoridades federal e municipal dêem a proteção que está solicitando. "Se o governo do Distrito Federal não quis atender aos pedidos do cardeal, o governo federal deve prestar a devida proteção", destacou.

Do mesmo modo, o também Ex-governador do Estado de Sonora assinalou que as ameaças contra o Cardeal Rivera formam parte da decomposição que há no país, onde nas últimas horas se registraram 17 mortes sem que isso chame a atenção dos mexicanos.

Por sua parte, o senador Federico Döring, do Partido Ação Nacional (PAN), manifestou que o Estado tem a obrigação de brindar proteção à Rivera Carrera se ele pode creditar que sofreu ameaças.

Os senadores ecoam assim da recente denuncia do Cardeal Rivera quem afirmou aos meios que "ameaçaram que morte. Não só som agressões mas recebi constantes ameaça de morte" e que é complicado andar "com essa soçobra, que se hoje me agridem ou amanhã me baleiam".

Denuncia ante autoridades

Do mesmo modo, o Arcebispo do México e seus advogados apresentaram ante a justiça municipal uma "denúncia de atos" contra quem resulta responsável pelas agressões que sofresse no domingo, informou o Porta-voz da Arquidiocese Primaz do México, Pe. Hugo Valdemar.

O sacerdote indicou que este fato não é usual, mas que o Cardeal tomou a decisão de fazê-la porque as irrupções na catedral metropolitana já transbordaram um limite. Além disso, indicou que a defesa do Cardeal apresentará como prova um vídeo em que se a uma pessoa do Partido da Revolução Democrática (PRD) durante a agressão.

O Arcebispado do México afirma que detrás dos protestos estão militantes do PRD e da Rede de Sobreviventes de Abusos Sexuais de Sacerdotes (SNAP, por suas siglas em inglês), que interpôs uma questão contra Rivera em Los Angeles (EUA) pelo suposto encobrimento de um caso de pederastia.

Um comunicado do Arcebispado identifica aos manifestantes como "integrantes dos Grupos de Resistência Cívica e Pacífica do PRD". "Do assassinato do Cardeal de Guadalajara Juan Jesús Posadas Ocampo, em 24 de maio de 1993, não repetiu um ato de violência contra um Cardeal da Igreja Católica no México", assegurou o Pe. Hugo Valdemar.

Do mesmo modo, o sacerdote exigiu às autoridades federais que preservem a segurança na Catedral metropolitana ante a "complacência" da polícia da capital, onde governa o PRD.