Mediante um comunicado, o Bispo da diocese argentina de Nove de Julho onde está encardindo canonicamente o sacerdote Christian von Wernich, condenado na terça-feira a prisão perpétua por crimes contra a humanidade, assinalou que a decisão judicial é uma ocasião para pedir perdão.

"Concluiu o julgamento penal contra o sacerdote Christian von Wernich, e o Tribunal o considerou culpado de gravíssimos delitos, condenando-o à pena de reclusão perpétua", diz o comunicado de Dom Martín de Elizalde OSB.

"O Bispo de Nove de Julho –adiciona– cujo presbitério integra o mencionado sacerdote, expressa, em nome da comunidade eclesiástica, a convicção de que o Evangelho de Jesus Cristo impõe aos que querem ser seus discípulos uma conduta que mostre o respeito cabal por nossos irmãos, condição de uma vida social em paz e justiça".

"Lamentamos que houve em nossa Pátria tanta divisão e tanto ódio, que como Igreja não soubemos prevenir nem sanar. Que um sacerdote, por ação ou por omissão, estivesse tão longe das exigências da missão que foi confiada, leva-nos a pedir perdão, com arrependimento sincero, enquanto rogamos a Deus Nosso Senhor que nos ilumine para poder cumprir nossa vocação de unidade e de serviço".

Dom Elizalde informou também que "oportunamente terá que resolver, conforme às disposições do Direito Canônico, a respeito da situação de Christian von Wernich".

"Rezamos por ele, para que Deus o assista e outorgue a graça que necessita para compreender e reparar o dano ocasionado".

Finalmente, o Prelado augura que "nossa sociedade encontre o caminho da ansiada reconciliação, a qual requer a verdade e a justiça, o arrependimento e o perdão".