Ao dedicar a Audiência Geral desta quarta-feira ao Doutor da Igreja Santo Hilário de Poitiers, o Papa Bento XVI destacou que o caminho de Cristo está aberto a todos os homens, mas é necessária a conversão pessoal.

Falando ante mais de 23.000 pessoas reunidas na Praça de São Pedro, o Pontífice recordou que o santo, nascido por volta de 310, criou-se provavelmente no paganismo e depois de um caminho de busca da verdade se converteu ao cristianismo e foi batizado.

Hilário foi em seguida eleito Bispo de sua cidade natal por volta de 353, e sua oposição ao arianismo, que negava a natureza divina de Cristo, valeu-lhe no ano 356 o desterro a Frigia, ordenado pelo imperador Constancio, que tinha se alinhado com as decisões do sínodo de Béziers, onde a maioria dos bispos eram arianos.

Voltou para sua diocese em 361 depois da morte do imperador e morreu ali seis anos mais tarde.

Em sua obra mais importante, "De Trinitate" (A Trindade), Hilário, disse o Papa, "mostra seu caminho pessoal para o conhecimento de Deus e se preocupa em demonstrar que as Sagradas Escrituras testemunham claramente a divindade do Filho e sua igualdade com o Pai, não somente no Novo, mas também no Antigo Testamento, onde já se vislumbra o mistério de Cristo".

O Bispo de Poitiers, seguiu o Pontífice, "desenvolve toda sua teologia trinitária partindo da fórmula do Batismo que nos dá o próprio Senhor: no nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo".

Santo Hilário, continuou, oferece "regras precisas" para uma correta leitura do Evangelho, explicou o Santo Padre, e escreve que "algumas páginas da Escritura prefiguram Jesus como Deus, outras destacam sua humanidade, outras sua preexistência ao lado do Pai; sua descida até a morte, e sua ressurreição".

"Firme em sua oposição contra os arianos radicais, Hilário mostra um espírito conciliador frente aos que aceitavam confessar que o Filho era semelhante ao Pai na essência, sempre tentando conduzir para a plena fé: não só semelhança mas também igualdade na divindade", comentou em seguida Bento XVI.

"Deus Pai, sendo todo amor, é capaz de comunicar com plenitude sua divindade ao Filho", "assumindo a natureza humana o Filho uniu a si todo o gênero humano". "Por isso, o caminho para Cristo está aberto a todos, embora se requeira sempre a conversão pessoal".