O Arcebispo de San Salvador, Dom Fernando Sáenz Lacalle, expressou sua satisfação pela captura nos Estados Unidos do ex-deputado Roberto Carlos Silva, acusado de vários delitos, pois "é justo que pague tudo o que tem que pagar".

"Temos que felicitar a polícia e tomara que retorne e pague por todos os seus atos que não estão de acordo com a justiça e devolva todo o mal em sua fortuna", declarou o Prelado à imprensa, e afirmou que a detenção de Silva "é um êxito (…) depois de tanto tempo perseguindo-o".

O ex-deputado, membro do Partido de Conciliação Nacional, foi capturado na sexta-feira em Anaheim, Califórnia (Estados Unidos), por agentes do Serviço de Imigração apoiados pelo FBI. Em El Salvador é acusado de fazer negociações ilícitas e subornar funcionários municipais para que adjudicassem obras de construção a empresas de sua propriedade.

Também estaria envolvido em casos de lavagem de dinheiro e teria vínculos com o Cartel do Golfo.

Conforme informado, Silva permanecia nos Estados Unidos acompanhado de uma mulher com a qual mantinha relações extraconjugais. A esposa, Nora Emily Parada, está em uma prisão ao leste de San Salvador acusada de cumplicidade nos delitos imputados ao ex-deputado.

Sobre este último, Dom Sáenz Lacalle disse que "é lamentável sob todo ponto de vista". Advertiu que "se uma pessoa cair na tentação do abuso de suas influências e sua situação política para apoderar do dinheiro alheio, pois também será capaz de faltar à fidelidade conjugal e outras coisas mais. É uma pena".