A organização católica internacional Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) anunciou hoje que a noite do domingo foram atacados e assassinados em Bagdá outros nove cristãos que retornavam de seu trabalho em um clube esportivo. AIS, que mantém um contato direto com os círculos eclesiásticos de Bagdá; assinalou que entre as vítimas há três irmãos, outros dois irmãos e quatro de seus amigos, todos eles conhecidos membros a Igreja caldeu-católica.

A semana passada, os terroristas seqüestraram e decapitaram em Mosul a um cristão caldeu que governava uma pequena loja de presentes e souvenirs perto da universidade.

Conforme explica AIS, devido a sua formação escolar, a maioria dos cristãos iraquianos tem um bom domínio das línguas estrangeiras.

“Isso faz que as empresas estrangeiras desejem associar-se com eles, tanto para a venda em pequenas quantidades como em negócios de importação e exportação. A maioria vende também bebidas alcoólicas ou trabalha, aaaim como as últimas nove vítimas, em centros aos que acodem estrangeiros e nos que se vendem a varejo bebidas alcoólicas”, explica o comunicado do AIS.

Da declaração oficial da guerra, mais de 80 cristãos morreram nas mãos de terroristas islâmicos e 20 deles em setembro deste ano.

A decapitação de dois destes últimos foi gravada em um CD que se vende no Mosul. Também sofreram atentados várias Iglesias e moradias de sacerdotes.

O Pai Sabah Kamura salvou milagrosamente a vida durante um ataque com metralhadoras e granadas; o mesmo dia em que se perpetrava um atentado contra a igreja de São Jorge em Doura, um subúrbio do Bagdá.