O Diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, S.I., desmentiu ontem pela tarde as notícias da imprensa de que o Vaticano ou a Conferência Episcopal Italiana tenham comprado uma equipe de futebol italiano, o Ancona, que joga na terceira divisão.

O acordo entre a sociedade de futebol Ancona e o Centro Esportivo Italiano prevê um código ético da sociedade e um novo modelo de gestão financeira, além da difusão dos valores do esporte entre os torcedores da equipe e o apoio a iniciativas solidárias com o terceiro mundo.

O Centro Esportivo Italiano se compromete por sua parte a procurar patrocinadores para o Ancona.

"O Vaticano e a Conferência Episcopal Italiana não têm nada a ver com este projeto", esclareceu o padre Lombardi. "Há iniciativas que têm finalidades positivas e apreciáveis e, se as intenções que se declararam podem realmente realizar-se, isto é certamente algo bom. Mas isto não significa que se trate de uma iniciativa do Vaticano ou da Conferência Episcopal Italiana".

O diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé destacou que "não terá que atribuir à Igreja responsabilidades que não tem, embora possa ver positivamente o compromisso de laicos católicos em vários campos, incluído o do esporte".

Os componentes da sociedade de futebol Ancona participarão da audiência geral de amanhã, quarta-feira, em São Pedro. "Isto -disse o padre Lombardi- não significa que o Papa patrocine a equipe ou que se responsabilize de algum modo de seu funcionamento".