Ao presidir a chamada Missa pelas necessidades da Nação ante a venerada imagem do Senhor dos Milagres, o Arcebispo de Lima, Cardeal Juan Luis Cipriani, pediu aos peruanos a não terem vergonha de sua identidade católica, pediu para garantir uma educação moral para as crianças e jovens; e rezou por todas as vítimas do terremoto que estremeceu o Peru em agosto passado.

Da Catedral de Lima, que acolheu à imagem em uma breve procissão, o Cardeal pediu que os valores que não se percam. "O valor da vida, do matrimônio, da juventude! Faça esse milagre! Que despertemos a esse urgente chamado de formar às pessoas em valores! Honradez, veracidade, trabalho, respeito pelo próximo, respeito à honra e à honra!", indicou.

"Os grandes valores como a democracia, a liberdade e a justiça se sustentam sobre valores mais profundos. Quando faltam esses valores tudo cai! Por isso, a verdade, a honradez, o amor aos filhos, o amor à família, o respeito pelos idosos, pelos doentes e pelas crianças. O cumprir cada um a missão que tem encomendada, isso trará essa paz e unidade que todos queremos para nosso país", advertiu.

O Arcebispo de Lima fez um chamado ao povo peruano para que saiba defender sua fé. "Não tenha vergonha de que sua identidade católica seja notada. Não ofendemos ninguém, nem atropelemos a ninguém; ao mesmo tempo é um trabalho esforçado; mas a força vem de Deus. Guarda este precioso depósito da fé –referindo-se à devoção ao Senhor dos Milagres- que habita nos peruanos", assinalou.

O Cardeal Cipriani agradeceu a Deus pela "sintonia morada" que se dá em todo o país por ocasião do mês de outubro e recordou que o Senhor dos Milagres é uma devoção que identifica aos peruanos que radicam no exterior. Estendeu sua saudação e bênção da Basílica Catedral a todas as irmandades do Senhor dos Milagres que há ao redor do mundo.

"A cada ano, ao contemplar a este povo maravilhoso acompanhando ao Senhor dos Milagres, aprendo a ter mais fé. Aquela mulher humilde, aquele homem já idoso, aquela família, aquele doente. Com que olhos lhe olham, Senhor! Aumentai a nossa fé! Que não somente seja nestes dias, mas que também vivamos com a segurança de que estamos a seu lado", indicou.

Também convidou a todos os católicos a esforçar-se por comportar-se como melhores pessoas. "Com mais sinceridade, com mais trabalho e com mais amor ao próximo. Respeitemos e façamos respeitar a fé de nosso povo, o qual está nas mãos de cada um de nós".