O Papa Bento XVI  recebeu ao meio-dia o Arcipreste da Basílica de São Pedro, o Arcebispo Angelo Comastri, acompanhado pelo vigário, os cônegos e os ajudantes. A todos pediu que a Basílica Vaticano seja sempre "um autêntico lugar de oração, de adoração e de louvor ao Senhor".

O Santo Padre recordou que o Capítulo da Basílica Papal de São Pedro se remonta ao ano 1053, "quando o Papa Leão IX confirmou ao Arcipreste e aos cônegos de São Pedro, que se tinham estabelecido no mosteiro de Santo Estevão Maior, as posses e os privilégios concedidos por seus predecessores".

"Sob a guia do Arcipreste, a atividade do Capítulo Vaticano se dirigiu desde as origens a diferentes campos": litúrgico, administrativo, pastoral, caridoso. "Desde século XI até hoje onze papas formaram parte do Capítulo Vaticano e entre eles eu gosto de recordar em particular a Pio XI e Pio XII", assinalou.

Bento XVI se referiu posteriormente à "natureza própria do Capítulo Vaticano e à contribuição" que esperava de seus membros: "recordar com sua presença orem ante a tumba de Pedro que nada deve antepor-se a Deus; que a Igreja está toda orientada a Ele, a sua glória; que o primaz de Pedro está a serviço da unidade da Igreja e que esta, por sua vez, está a serviço do intuito salvífico da Santíssima Trindade".

"Confio muito em vós e em seu ministério para que a Basílica de São Pedro possa ser um autêntico lugar de oração, de adoração e de louvor ao Senhor. Neste lugar sagrado, ao que vêm, a cada dia, milhares de peregrinos e de turistas de todo o mundo, é mais necessário que em qualquer outro lugar, que junto à tumba de Pedro haja uma comunidade estável de oração que garanta continuidade com a tradição e ao mesmo tempo interceda pelas intenções do Papa na Igreja e no mundo de hoje", concluiu.