A prestigiosa revista da American Academy of Family Physicians publicou com o título “Emergency Contraception” (Anticoncepção de Emergência), uma revisão dos últimos estudos sobre a pílula do dia seguinte. O documento reconhece com claridade a existência do efeito antianidatório ou abortivo, que segundo o Ministério de Saúde Peruano, dá por descartado.

A revisão realizada pelo David G. Weismiller, do Brody School of Medique da East Carolina University, sustenta que alguns estudos reportaram mudanças histológicos ou bioquímicas no endométrio (parede do útero) que podem resultar no fracasso da implantação de um óvulo fecundado ou novo ser humano, causando sua morte.

Segundo o sítio Web TercerEfecto.com, “com esta última revisão de agosto de 2004 fica novamente patente que o Ministério de Saúde vem enganando aos peruanos” pois “sob a direção da Ministra Mazzetti, descartou totalmente que existe o terceiro efeito".

A última revisão assinala que sim se reportaram mudanças no endométrio das mulheres que consomem a pílula do dia seguinte, as mudanças endometriales dificultam e dão como resultado que falta a implantação do embrião, estas mudanças são reconhecidas e incluídos na informação de prescrição, e dependendo de quando são tomadas os hormônios, a alteração do endométrio pode ser o mecanismo de ação mais freqüente.