Durante sua visita á organização internacional Ajuda à Igreja Necessitada (ACN), o Bispo Auxiliar de Kyiw-Zhytomyr, Ucrânia, Dom Stanislav Shyrokoradyuk, OFM, insistiu na necessidade de  continuar apoiando as vítimas do desastre nuclear de Chernobil de 1986.

O Prelado explicou que “até hoje,muitas crianças de nossa diocese continuam sofrendo as conseqüências do desastre de Chernobil. Os colaboradores da Igreja fazem tudo o possível para ajudá-los, principalmente, organizando acampamentos de verão nos Cárpatos”.

“Entretanto –acrescentou–, a Igreja enfrenta também outras tarefas sociais,  principalmente no âmbito da luta contra as drogas, o alcoolismo e a prostituição, onde contribui para a reabilitação destas pessoas”.

O Bispo Auxiliar manifestou também sua gratidão pelo apoio recebido da ACN  acrescentou que  seguimos necessitando urgentemente de ajuda  para a construção de centros pastorais e a formação de sacerdotes e leigos. Atualmente, minha diocese conta com 36 seminaristas e 2 diáconos que serão ordenados sacerdotes em 29 de maio”.