O Papa Bento XVI indicou que "quando é vivido com espírito justo, o esporte ajuda a promover o desenvolvimento da pessoa", durante a audiência desta manhã com a equipe de Sky alpino da Áustria.

Na mensagem pronunciada em alemão, o Pontífice indicou que "o esporte ajuda ao homem a perceber as próprias capacidades como um talento e a vida como um dom de Deus" e que esta atividade física é importante "para o desenvolvimento integral do homem, no que sempre deve respeitar sua dignidade".

"Do mesmo modo, quando se pratica esportes de alto nível –disse o Papa– faz falta preservar a harmonia interior entre o corpo e o espírito, não reduzindo o esporte somente à mera obtenção de resultados".

Depois de recordar algumas virtudes que se devem viver no esporte como "a tenacidade, o espírito de sacrifício, disciplina interior e exterior; e além disso, um sentido de justiça, aceitação dos próprios limites, respeito pelo outro", o Santo Padre recalcou que estas devem "viver-se na vida cotidiana".

Em seguida o Papa destacou "as contribuições que os esportistas podem oferecer, especialmente como modelos a imitar pelos jovens. Em um período no qual se constata uma perda de valores e uma falta de orientação, os atletas podem dar motivações fortes para lutar a favor do bem, nos diversos contextos da vida, a família e o trabalho".

O Papa também recordou a São Paulo quem na Primeira Carta aos Coríntios usa uma imagem esportiva para enfatizar a vocação superior do homem em relação a Deus. "Não sabem – diz o Apóstolo de gente – que no estádio todos correm, mas apenas um conquista o prêmio? Corram também para conquistá-lo!"

Finalmente, Bento XVI insistiu à seleção de Sky austríaco para que seja "mensageiros no mundo deste esporte invernal que tanto ama o povo austríaco".

Ao concluir, o Pontífice recordou com carinho sua recente viagem a Áustria por ocasião do 850º aniversário do Santuário Mariano de Mariazell