Com uma multitudinária assistência a Arquidiocese de Conceição, Chile,  realizou a consagração da Cidade de Conceição à Virgem Maria no domingo 26 de setembro pela tarde.

O ato teve lugar durante a Eucaristia que se celebrou depois da procissão da Virgem do Carmo, no dia de oração pelo Chile.

mais de três mil pessoas encheram a Catedral; entre elas o Governador  Germán Cunha, e a  Prefeita, Jacqueline Van Rysselberghe, ambos os católicos comprometidos.

fizeram-se pressente também delegações das Forças Armadas e da Ordem, de Colégios, Universidades, Paróquias e  Movimentos Apostólicos.

depois da proclamação do Evangelho, o Bispo auxiliar, Dom. Felipe Bacarreza leu a mensagem do Cardeal Angelo Sodano, Secretário de estado de Sua Santidade,  através do qual o Santo Padre ministrou, “com particular afeto a Bênção Apostólica, que estende agradado a todos os sacerdotes, religiosos e laicos diocesanos, especialmente aos das paróquias, capelas e comunidades acolhidas sob o patrocínio da Imaculada”.

Logo depois da homilia do Arcebispo, Dom. Antonio Moreno C., todos os assistentes rezaram a oração de consagração da cidade:

“Ao celebrar os 150 anos da proclamação do Dogma da Imaculada Conceição da Maria, porque Concepção tem um nome que lhe dá uma missão, queremos consagrar esta cidade, a que seus fundadores e os primeiros missionários deram o nome da Muito santo Concepção, à Virgem Maria, a Imaculada Concepção.

Como eles, também nós queremos unir desta maneira para sempre o nome desta cidade com a lembrança da Virgem Maria e pô-la uma vez mais sob sua maternal proteção.

Concepção, nossa cidade e capital da VIII Região do Bío Bío, deve proclamar com seu nome e sua vida o mistério da Maria, que é o destino do homem e da humanidade.

Comprometemo-nos por isso a servir a todo homem e mulher, criança, jovem adulto e ancião, sãs e doentes, os por nascer e os moribundos, estudantes, trabalhadores, profissionais, artistas, intelectuais, homens de armas, políticos, empresários, para que cada um todos como comunidade de irmãos vivamos segundo o plano de Deus, seguindo o exemplo de Nosso Senhor Jesus Cristo, que passou fazendo o bem”.