A Conferência Episcopal da Guatemala (CEG) apresentou esta semana "Educação para o amor", uma guia metodológica desenvolvida à luz da ciência e os valores que permitirá aos pais de família e professores orientar aos menores em temas relacionados com a sexualidade.

Dom Víctor Hugo Palma, Presidente da Comissão de Pastoral Educativa da CEG, explicou que se trata de "uma proposta para toda a sociedade. Não uma entrevista bíblica, não há entrevistas da Virgem Maria. É ciência pura, apoiada na razão e a lei natural".

O Bispo recordou que "a pessoa não é uma coisa, é um tudo. Por isso a urgência de elaborar uma proposta forte, e não como as que se impulsionaram até agora e que falam sobre viver a vida afetiva como você queira".

A CEG informou que há um ano trabalham na elaboração essas guias que procuram ajudar às crianças desde o ensino fundamental até o ensino médio. Espera-se que sejam aplicadas nos colégios católicos a partir do ano 2009, quando concluir a fase de capacitação a pais de família e professores, planejadas para no próximo ano.

Dom Palma explicou que os guias tratam diversos temas e advertem sobre os riscos dos métodos artificiais. "Deve-se divulgar os diferentes métodos que existem. Mas não estamos a favor dos que servem para evitar os nascimentos. Terá que dar a informação integral, e não simples como se faz até agora", indicou.