O Presidente da Conferência Episcopal da Costa Rica, Dom José Francisco Ulloa, considerou que "afirmar que a Igreja Católica é a responsável pela queda do Sim, é uma expressão injusta" do Presidente Óscar Árias; já que em todo momento sempre manteve sua neutralidade.

Assim expressou o também Bispo de Cartago ao conhecer as declarações do mandatário publicadas no jornal Al Día, onde assinalou que não se quantificou o "dano que pôde ter feito a Igreja Católica pronunciando-se a favor do Não".

Dias atrás, o Prelado destacou que "não damos uma posição porque não é a missão da Igreja" e que "a Igreja dá luz, para que a aprovação ou não deste tratado seja verdadeiramente consciente e que favoreça da melhor maneira a Costa Rica".

Por outro lado, o Episcopado em pleno ao terminar sua Assembléia Plenária a finais do mês de agosto tinha indicado que "como pastores da Igreja que peregrina na Costa Rica, fazemos um chamado a todo o povo de Deus e a todo costa-riquenho de boa vontade para que se deixe iluminar pela luz de Jesus Cristo e possa assim decidir em consciência e liberdade a favor de nossa Pátria e de todo aquilo que mais convém ao futuro de nossa querida Costa Rica".