O Movimento Nacional em Defesa da Vida lançou uma campanha para compilar até agosto de 2008 cerca de cinco milhões de assinaturas em rechaço a qualquer eventual projeto de lei para legalizar o aborto no país.

"Acreditam que podemos conseguir de 10 a 15 (milhões), mas fixamos uma meta realista de cinco milhões e não de 50 milhões para dizer ao Congresso: não queremos o aborto", declarou Jaime Ferreira, coordenador do movimento, à agência AP.

O Movimento se formou em julho do ano 2006 ante a aparição de iniciativas parlamentares para modificar a legislação atual e ampliar as causais de aborto.

Conforme informou a imprensa, no Congresso há pelo menos 175 legisladores -dos 513 que integram a Câmara Baixa e 81 do Senado- que integram um chamado Frente Parlamentar em Defesa da Vida e Contra o Aborto que se opõe a legalizá-lo.

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou esta ano realizar vários plebiscitos nacionais para definir a legalização do aborto e a união entre pessoas do mesmo sexo. Entretanto, as consultas requerem a aprovação do Senado, onde não há uma data estabelecida para sua votação.