A Conferência Episcopal Espanhola (CEE) confirmou que a beatificação dos 498 mártires da perseguição religiosa na Espanha, que se realizará no domingo 28 de outubro, será na Praça de São Pedro no Vaticano e não na basílica de São Paulo Extramuros como inicialmente se determinou.

Em uma nota de imprensa a CEE assinalou que a Missa de beatificação deveu trocar de sede pois as expectativas de participação superam a capacidade de São Paulo de Extramuros, pois até o momento se inscreveram mais de dez mil pessoas para assistir à Eucaristia que será presidida pelo Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal José Saraiva Martins.

Também indicou que a celebração começará às 10:00 a.m. e está previsto que finalize antes da oração do Ângelus, que dirigirá o Papa Bento XVI.

Além disso a Secretaria de Estado Vaticano comunicou a CEE que ao finalizar a Missa de Ação de Graças se tem uma Audiência prevista com o Santo Padre.

Por outro lado ontem foi apresentada a beatificação à imprensa italiana em uma cerimônia no Sala Magna do Pontifício Instituto Agostiniano de Roma com o título: "O século dos mártires e a perseguição religiosa na Espanha".

No evento intervieram o Fundador da Comunidade de São Egidio, Andrea Riccardi; o historiador espanhol Vicente Cárcere Ortí; e o Secretário Geral da CEE, Pe. Juan Antonio Martínez Camino.