Um grupo de jovens protagonizou um protesto pacífico contra a participação do Bispo Emérito de San Cristóbal de las Casas, Dom Samuel Ruiz, no Fórum Mundial de Culturas que se celebra em Monterrey e que conta entre seus convidados principais ao teólogo libertacionista e ex-sacerdote Leonardo Boff.

O Fórum é um evento que se realiza a cada quatro anos com o fim de "pensar e propor soluções às problemáticas referidas à diversidade cultural, o conhecimento, a paz e a sustentabilidade". Entretanto, para vários seus críticos primeira edição realizada em Barcelona no ano 2004 foi um terminante fracasso.

Vários jovens chegaram à sede deste evento enquanto o Bispo se encontrava participando de um painel do Encontro Inter-religioso, celebrado no marco do Fórum.

Os jovens levaram faixas com lemas como "Samuel Ruiz. Olhe como deixou San Cristóbal".

Um dos manifestantes, identificado como José Torres, pediu sem êxito um encontro com o Bispo e declarou à imprensa que "quando a pastoral se centra quase exclusivamente nas questões materiais pode inclusive fraturar a fome de Deus que têm os povos".

O manifestante lamentou que quando Dom Ruiz deixou a diocese de San Cristóbal de las Casas mais de 30% das crianças não tinham recebido o Batismo.