"Como cristãos temos muito por oferecer à construção da casa comum européia. Sem a Igreja a Europa faltaria o coração", afirmou o Cardeal Peter Erdo, Arcebispo de Budapeste e Presidente do Conselho das Conferências Episcopais da Europa; organismo que ontem pela manhã iniciou sua Assembléia Plenária em Fátima, Portugal.

Em conferência de imprensa em Lisboa, o Cardeal destacou que "as raízes cristãs na Europa não estão desunidas da identidade européia e por isso do testemunho de um cristianismo vivo e visível". Em sua opinião, o âmbito de este último é "o matrimônio que os jovens percebem como um dos maiores valores, desejam-no e o põem como um dos fundamentos da família"

Em declarações a Rádio Vaticano, o Cardeal comentou também que "reunimo-nos em Fátima a propósito de, 90º aniversário das aparições. É então de tudo natural a proposta de rezar juntos pela Europa, de consagrar a Europa ao coração da Virgem Maria e ao coração de Jesus".

"Há também muitos outros pontos à ordem do dia que devemos confrontar. Um destes temas monográficos é certamente o referente ao matrimônio e a condição da instituição matrimonial na Europa", disse em seguida o Arcebispo de Budapeste para quem "o tema do matrimônio e a família na União Européia é fundamental".