De 10 a 12 de outubro se realizará a 1° Assembléia Eclesiástica sob o lema "Discípulos missionários de Cristo para a vida do Chile" que busca receber os contribuições de representantes de religiosos e laicos para a elaboração das próximas Orientações Pastorais Nacionais.

"Os pastores, animados pelo fecundo processo participativo que antecedeu a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano (Aparecida, 2007), quiseram elaborar suas próximas Orientações a partir de um processo similar de comunhão e participação, acolhendo, além disso, as conclusões de Aparecida e tendo em perspectiva o próximo Bicentenário do país", expressaram fontes da Conferência Episcopal Chilena.

Para isso, realizaram-se previamente as Assembléias Diocesanas. A segunda etapa, indicaram, será a Assembléia Nacional, em que participarão 600 representantes de todas as diocese, organismos nacionais do Episcopado, congregações religiosas, movimentos, institutos seculares, organismos educativos e diversas instituições da Igreja.