No próximo dia 25 de outubro se apresentará no antigo Salão do Sínodo, no Vaticano, a obra do Arquivo Secreto Vaticano: "Processus contra Templarios", dedicada aos templários, a ordem medieval de caráter religioso e militar fundada em Jerusalém em 1118 e suprimida pelo pontífice Clemente V em 1312.

Segundo a nota de imprensa publicada ontem, trata-se de "uma edição inédita e exclusiva das atas integrais do antigo processo aos Cavaleiros do Templo. Este projeto, único no mundo, é uma edição limitada de 799 exemplares, que contém a reprodução fiel dos originais em pergaminho que se conservam no Arquivo Secreto Vaticano".

A obra, indica a nota, "emoldura-se na série ‘Exemplaria Praetiosa’, quer dizer, a publicação mais valiosa realizada até agora pelo arquivo pontifício".

Na apresentação estarão o Arcebispo Raffaele Farina, Arquivista e Bibliotecário da Santa Igreja Romana; o Bispo Sergio Pagano, Prefeito do Arquivo Secreto Vaticano; e peritos como o historiador Franco Cardini e o arqueólogo e escritor Valerio Massimo Manfredi.