O sacerdote indiano de 56 anos, Pe. V.M. Thomas, afirma ter sido curado milagrosamente por intercessão da Beata Teresa de Calcutá de alguns cálculos e cólicas renais. Se o fato resulta ser um milagre, este poderia ser utilizado para a canonização da religiosa.

O presbítero indiano, que vive no povoado de Guwahati na região norte da Índia, conta seu caso em uma carta que já está no inquérito de canonização de Madre Teresa.

O milagre

Em fevereiro de 2007, o Pe. Thomas começou a sofrer de dores no estômago. Diagnosticaram-lhe cálculos e cólicas renais que requeriam um tratamento. Uma vez aplicado não teve resultado e os médicos lhe disseram em julho que precisava submeter-se a uma cirurgia.

Em 27 de agosto os dores eram insuportáveis e passou em consulta com os médicos novamente. Foi internado no Hospital de Guwahati em 4 de setembro e foi marcada a cirurgia para o dia 6 desse mesmo mês; depois dos exames que confirmaram a presença dos cálculos.

Em 5 de setembro, dia em que a Igreja estabeleceu para recordar à Madre Teresa, o Pe. Thomas pediu permissão ao pessoal do hospital para celebrar a Missa. Ao princípio lhe negaram a permissão mas em seguida o deixaram sair por meia hora.

Dirigiu-se então a Shishu Bhavan, um lar para crianças abandonadas fundado pela Madre Teresa. O sacerdote pediu então a intercessão da Beata para uma cirurgia bem-sucedida e uma rápida recuperação. Em seguida escreveria: "tudo isto o desejava muito fortemente dados meus estreitos vínculos com a Madre Teresa entre 1979 e 1997". Após celebrar a Missa, o sacerdote voltou para hospital. Sentia-se bem e pôde dormir tranquilamente. 

Na tarde de 6 de setembro, uma chapa de raios-X mostrava que não haviam cálculos. A chapa foi tirada novamente e voltou a sair negativa. Um posterior ultra-som, realizado por quem fez os exames de 4 de setembro, também deu resultado negativo.

De acordo às notas do Pe. Thomas, os cirurgiões do hospital concluíram que "o desaparecimento dos cálculos estava além de qualquer explicação médica". Um deles confirmaria em seguida que "os cálculos não estavam mais na uretra e também não tinha passado pela urina, então a cirurgia foi cancelada". Em seu resumo do caso, o cirurgião diria depois que "na verdade parecia um milagre que uma pedra, que não podia ter se dissolvido com a medicina, simplesmente desaparecesse nesse dia em particular".

O Pe. Thomas acredita que foi curado na Missa que celebrasse em Shishu Bhavan.