A Federação de Centros Juvenis Valdoco (FCJV), das Inspetorias dos Salesianos e Salesianas de Madri, organiza uma jornada de reflexão e debate sobre os "Novos desafios para conseguir o êxito escolar" dirigida a profissionais que trabalham no campo da educação e a atenção socio-educativa.

O evento, que se realiza no dia 3 de outubro em 'La Casa Encendida' de Madri, busca ser "um espaço de encontro, reflexão e debate sobre as atuações dirigidas à inclusão escolar e social dos meninos e meninas, e dos jovens" além de "divulgar o papel das entidades sociais no desenvolvimento de projetos de compensação socio-educativa" e oferecer fórmulas de intervenção para prevenir o fracasso escolar.

O encontro conta com uma exposição inaugural a cargo do professor de sociologia da Universidade Pontifícia de Comillas (Madri), Fernando Vidal, quem falará da realidade socio-educativa atual. Em seguida haverão dois grupos de trabalho.

No primeiro grupo de trabalho se analisa "a realidade da família como elemento chave na educação", "o novo marco legislativo", "o papel dos meios de comunicação" e o fenômeno dos imigrantes de segunda geração".

Enquanto que no segundo grupo de trabalho se apresenta algumas experiências que já estão sendo realizadas para conseguir o êxito escolar como as "Salas-de-aula de Aprendizagem Interativa, o projeto CACE (Centro de Atenção e Compensação Educativa), o Plano PROA (Programa de Reforço, Orientação e Apoio) da Comunidade de Madri, e uma experiência de trabalho compartilhado da educação formal e não formal.

Para mais informação, escreva a: jornada@valdoco.com