"Joseph e Chico. A vida do Papa Bento XVI contada por um gato", é o título de um novo livro para crianças que em poucos dias sairá à venda na Itália. O volume ilustrado narra com uma linguagem divertida a biografia do Santo Padre até sua eleição pontifícia.

O livro é uma publicação da casa Edizioni Messaggero di Padova, está escrito em italiano pela jornalista Jeanne Perego com ilustrações de Donata Dal Molin Casagrande. Sairá à venda na Itália na próxima semana mas antes se apresentará na Feira do Livro de Frankfurt.

"Joseph e Chico" conta com uma introdução escrita pelo secretário pessoal do Papa, o Padre George Ganswein.

"Quantas coisas se escrevem e se dizem todos os dias sobre o Papa? Mas aqui, queridas crianças, encontrarão uma biografia diferente às outras porque quem a conta é um gato, e não ocorre todos os dias que um gato considere o Santo Padre seu amigo e comece a escrever sua história", escreveu o sacerdote.

Na introdução o Pe. Ganswein comenta que Chico e Bento XVI se conhecem há muitos anos onde tudo o que conta no livro é "verdade e muito interessante".

Com efeito, na Baviera os vizinhos dos Ratzinger conservam dois mascotes: um cão golden retriever de nome "Ingo" e um gato chamado "Chico".

Na obra o gato se apresenta como um dos animais que acompanhou Joseph Ratzinger durante sua infância e assegura que agora, além de ser seu amigo, o Papa Bento XVI "é o grande amigo e guia de todos os católicos".

"A história de meu amigo começa em 16 de abril de 1927 em uma noite muito fria. Às 4:15 daquela manhã na casa número 11 da praça principal de Marktl am Inn, aqui na Baviera, nasceu Joseph Aloisius Ratzinger", narra o gato e conta os estudos, o seminário, a guerra e a prisão, a vida universitária e a ordenação sacerdotal em Frisinga, em 26 de junho 1951, seguida pelos anos de instrução e sua chegada a Pentling.

O livro também  recria algumas anedotas da infância, como quando enquanto brincava com seus irmãos caiu em um lago e "teria se afogado se não o salvam a tempo", ou quando aprendeu a tocar o piano.

A autora Jeanne Perego explicou que o dia da eleição pontifícia, em 19 de abril de 2005, ela se encontrava em Frisinga, onde o Papa estudou, ensinou e foi ordenado sacerdote.

"Ali me ocorreu a idéia de escrever um guia para os lugares de origem de Joseph Ratzinger e desse trabalho nasceu a idéia para este livro: uma biografia de Ratzinger para garotos. A questão era encontrar uma chave narrativa adaptada a meus futuros leitores e recordei ao gato ‘Chico’, que a imprensa de todo o mundo chamou ‘o gato do Papa’. Fui conhecê-lo em um encontro com seus simpaticíssimos e amabilíssimos donos, quem me contaram a relação que tinha o Papa e o gatinho", explicou.