O secretário para as Relações da Santa Sé com os Estados, Dom Dominique Mamberti, recordou à Organização das Nações Unidas (ONU) que "o esquecimento ou a aceitação parcial ou seletiva" do princípio do respeito da dignidade humana "é a origem dos conflitos, da degradação do meio ambiente e das injustiças sociais e econômicas".

Ao intervir no debate geral da 62º sessão da Assembléia Geral da ONU que se celebra em Nova Iorque, Dom Mamberti recordou que no ano 2008 se comemorará o 60º aniversario da Declaração Universal dos Direitos Humanos e "a parte mais importante de nosso trabalho neste contexto consiste em assegurar que o direito à vida seja respeitado em todas as partes".

"Temos que fazer o possível para frear e mudar a cultura da morte, aceita por alguma estrutura sociais e jurídicas, que tratam de fazer plausível a supressão da vida como se fora um serviço médico ou social. Neste sentido, a abolição da pena de morte deveria ser considerada uma conseqüência do pleno respeito do direito à vida", indicou.

Do mesmo modo, saudou em nome da Santa Sé "a iniciativa de sustentar o Diálogo de Alto Nível sobre a Compreensão e Cooperação Inter-religiosa e Intercultural para a Paz que vai se posto em ação dentro de pouco. Em realidade, o diálogo entre os povos de diferentes culturas e religiões não é uma opção; é algo indispensável para a paz e para a renovação da vida internacional".

Referindo-se à prevenção dos conflitos e à manutenção e consecução da paz, o secretário para as Relações com os Estados assegurou que a Santa Sé "espera com impaciência o dia em que os esforços por manter a paz em Darfur sejam plenamente ativos".

Também assinalou que é necessário "um compromisso renovado por parte de todos os Estados membros na pacificação e reconstrução do Iraque, que segue sofrendo tanto" e na "busca de uma solução, por meio do diálogo, do conflito entre israelenses e palestinos".

Dom Mamberti pediu um compromisso renovado "para assegurar que o Líbano siga sendo um país livre e independente" e falando da situação em Mianmar reiterou a chamada de Bento XVI do domingo passado: "Que através do diálogo, a boa vontade e um espírito de humanidade, ache-se uma solução à crise".