O Semanário 'Desde la Fe', órgão informativo da Arquidiocese do México, afirmou que os ataque contra o Arcebispado e, em específico, contra o Cardeal Norberto Rivera Carrera, são obra do Partido da Revolução Democrática (PRD), que como entidade pública deveria expressar suas opiniões com respeito e não com violência.

Em seu editorial, 'Desde la Fe' assinalou que tais ataques formam parte de "uma série de agressões de distintos níveis, claramente originadas do Partido da Revolução Democrática, que perdeu sua capacidade de diálogo e respeito".

Nesse sentido, recordou que no último ano "deram-se mais de dez intromissões violentas na Catedral, um número maior de agressões externas junto às portas (do templo), várias no edifício do Arcebispado, uma ofensa direta contra a pessoa do Cardeal Rivera Carrera, que não se conseguiu concretizar, a difusão de calúnias sem provas contra o Arcebispo do México, além de uma constante ridicularizarão de sua pessoa em comícios e meios de comunicação".

Afirmou que a Igreja respeita todas as opções políticas e reconhece o direito dos cidadãos "a ter suas próprias convicções, exortando aos fiéis a ser coerentes com seus princípios religiosos no momento de fazer sua eleição partidária".

Por isso, recordou ao PRD que "como entidade pública e em ordem à democracia, deve ser o primeiro a expressar com respeito seus pontos de vista e com raciocínios suas propostas para melhorar a sociedade. Os insultos e as agressões não só diminuem a quem os profere, mas também nos impede de crescer".

"A Igreja tem também um ponto de vista sobre as questões sociais que nem sempre coincidem com a proposta de todos, mas assiste não só o direito de expressar-se, mas também o dever de pronunciar-se publicamente nos assuntos que correspondem a questões fundamentais da pessoa e da sociedade", expressou.