O Papa Bento XVI destacou que "é sempre mais necessário um testemunho comum dos cristãos para responder a nossa vocação e às urgências de nosso tempo", em uma mensagem enviada ao Metropolita Daniel de Moldova y Bucovina por motivo da cerimônia de coroação, ontem em Bucareste, como novo Patriarca da Igreja Ortodoxa romena.

Na missiva, o Santo Padre manifesta o desejo de que as relações entre católicos e ortodoxos "fortaleçam-se para responder às necessidades atuais na Europa e no mundo, tanto no âmbito religioso como no âmbito social".

Do mesmo modo, o Papa pede ao Espírito Santo que "ajude à Igreja Ortodoxa romena em seu desenvolvimento, para que confronte com uma vitalidade renovada os desafios e a reorganização material e espiritual necessários no período no que vivemos, depois das dificuldades vividas em recente passado, onde existiam numerosas limitações à liberdade e em ocasiões perseguições manifestas".

"Que o Senhor lhes acompanhe para que sua Igreja possa responder às expectativas do povo romeno e outorgue cada vez mais a esperança que necessita para caminhar pela rota da vida e transmitir às gerações jovens os valores morais e espirituais fundamentais, para confrontar as diferentes correntes ideológicas que atualmente atraem a um bom número de nossos contemporâneos", expressa o Pontífice.

Bento XVI também afirma que é necessário "resolver, com paciência, caridade recíproca e esperança os temas menos importantes, mas que, a nível local, seguem obstaculizando ainda a comunhão fraterna entre católicos e ortodoxos".

À cerimônia de ontem esteve presente, representando o Santo Padre, uma delegação liderada pelo Cardeal Walter Kasper, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, que entregou ao Patriarca Ortodoxo romeno a mensagem do Papa e um cálice, presente de Bento XVI.