O Papa Bento XVI exortou a todos os católicos a "reconhecer incansavelmente a importância da missão, para que em todos os lugares se conheça e se ame a Cristo", ao celebrar hoje a memória da Santa Teresa de Lisieux, Doutora da Igreja e Padroeira das Missões.

Na carta datada em 12 de setembro e divulgada hoje, o Santo Padre escreve ao Cardeal Ivan Dias, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, que este pedido recorda àquele que Pio XII assinalou na encíclica Fidei donum, convidando aos cristãos "a prestar uma atenção renovada às missões até os limites da terra, afirmando que fazia falta a cooperação de toda a Igreja para difundir o Evangelho".

Bento XVI recorda em seguida que "a Peregrinação de Lisieux e os serviços da Cooperação missionária da Conferência Episcopal da França auspiciaram que 2007 fora em Lisieux um Ano de Missão".

"Com o mesmo espírito, conhecendo a preocupação pelas missões da Igreja na França, expresso o desejo de que se desenvolvam vocações missionárias de sacerdotes, pessoas consagradas e laicos como as daqueles que nos séculos passados percorreram os continentes. Que o Senhor suscite no coração de numerosos jovens europeus o desejo de entregar-se completamente ao anúncio da salvação de Cristo, sobre tudo na África, na América do Sul, na Ásia, na Oceania!", alenta o Pontífice.

O Santo Padre recorda que "Teresa de Lisieux, sem ter saído de seu Carmelo" viveu "a sua maneira, um autêntico espírito missionário", oferecendo "ao mundo uma nova via espiritual que obteve o título de Doutora da Igreja. Desde Pio XI até nossos dias, os Papas não deixaram de recordar os laços entre oração, caridade e ação na missão da Igreja".

"Desejo que as celebrações em Lisieux neste Ano da Missão consolidem em todos os batizados seu sentir missionário, mediante a oração, o testemunho de vida e o empenho cristão sob todas suas formas, para que todo fiel seja missionário ali onde viva", exorta o Papa à carta.