Em uma Missa celebrada na Basílica de São Pedro, o Papa Bento XVI destacou que "o bispo deve ser aquele que ora, aquele que intercede pelos homens ante Deus".

Às 10.00 (hora local), o Pontífice presidiu a Missa em que conferiu a ordenação episcopal ao Arcebispo Coadjutor de Lviv dos Latinos, Dom Mieczyslaw Mokrzycki; ao Arcebispo de Camarim (Itália), Dom Francesco Giovanni Brugnaro; ao Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura e das Pontifícias Comissões para os Bens Culturais da Igreja e de Arqueologia Sacra, Dom Gianfranco Ravasi; ao Núncio Apostólico em Malta e Líbia, Dom Tommaso Caputo; o Prefeito do Arquivo Segredo Vaticano, Dom Sergio Pagano; e ao Secretário da Prefeitura dos Assuntos Econômicos da Santa Sé, Dom Vincenzo di Mauro.

"Na Igreja antiga os bispos eram qualificados como ‘anjos’ de sua Igreja, expressando deste modo uma íntima correspondência entre o ministério do bispo e a missão do Anjo", disse o Santo Padre ao iniciar sua homilia.

O Papa fez explícita a relação do anjo e o bispo fazendo notar dois aspectos: "O Anjo é uma criatura que está frente de Deus, orientada com todo seu ser para Deus. Deus está inscrito em seus nomes, em sua natureza. Sua verdadeira natureza é a existência em vistas d'Ele e por Ele".

Sobre o segundo aspecto disse: "São mensageiros de Deus. Levam a Deus aos homens, abrem o céu e assim abrem a terra. Justamente porque estão com Deus, podem estar também muito próximos aos homens. Deus, em efeito, é mais íntimo a cada um de nós de quanto o podemos ser nós mesmos".

"Os bispos –continuou– devem ser homens de Deus, devem viver orientados para Deus. O bispo deve ser aquele que ora, aquele que intercede pelos homens ante Deus. Quanto mais o faz, mais compreende também às pessoas que lhe foram confiadas e pode ser para eles um anjo".

Mais adiante ressaltou a missão do bispo como a de quem "deve fazer espaço a Deus no mundo contra as negações e defender assim a grandeza do homem".

Também destacou a missão de "anjos da guarda" e exortou aos novos bispos a "ajudar ao povo de Deus que devem preceder em sua peregrinação, a encontrar o gozo na fé e aprender o discernimento dos espíritos: acolher o bem e rechaçar o mal, permanecer e ser sempre cada vez mais, em virtude da esperança da fé, pessoas que amam em comunhão com Deus-Amor".

"É sua tarefa –prosseguiu– mudar em nome de Cristo os corações dos homens. Vós mesmos em união com Cristo, poderão também levar o chamado de Cristo aos homens".

Ao finalizar sua homilia, o Pontífice pediu aos presentes permanecer "no amor de Deus... Permaneçam naquela amizade com Ele... e então sua vida trará fruto, um fruto que permanece".