O Vaticanista do semanário L’Espresso Sandro Magister, assinala em uma coluna que publica na terça-feira 28 de setembro que a Santa Sé estaria interessada em promover a presença de uma força militar multinacional para apoiar o frágil governo iraquiano de Iyad Allawi.

Segundo Magister, os sinais desta preocupação vaticano estariam em vários textos públicos lançados simultaneamente por diversas autoridades vaticanas, de uma incomum entrevista concedida pelo Cardeal Angelo Sodano, Secretário de estado do Vaticano, ao jornal “La Stampa”, até o editorial do jornal da Igreja católica na Itália, “L’Avvenire”,  onde claramente se invoca um apoio militar mais claro ao governo do Allawi e a nascente democracia iraquiana.

“O Papa e as autoridades da Igreja romana não o disseram em primeira pessoa –escreve Magister-, mas  deram a entender de forma muito claro. Eles veriam com bons olhos um compromisso total da OTAN no Iraque, para respaldar ao governo do Allawi e  para defender as eleições livres”.

Segundo o vaticanista de L’Espresso, “falou-se a favor isso desde a primeira página da edição do domingo 26 de setembro, o jornal Avvenire”.

O editorial, escrito pelo perito de política internacional Vittorio E. Parsi, Professor da Universidade Católica de Milão,  claramente pede a intervenção do Ocidente para consolidar o novo governo iraquiano.

O pedido já tinha sido feito–observa também Magister-, pelo Cardeal Camillo Ruini, Vigário do Papa para Roma e Presidente da Conferência Episcopal Italiana, em uma recente conferencia onde abordou a ameaça do radicalismo islâmico.

A coluna do Magister inclui integralmente o editorial do Parsi, a entrevista ao Cardeal Sodano e as palavras do Cardeal Ruini sobre a “ameaça islâmica”.

O íntegra da coluna pode ser consultada na terça-feira:

www.chiesa.espressonline.it/english