O Presidente da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM), Dom Carlos Aguiar Retes, destacou que "a missão das universidades católicas é gerar uma cultura com valores do Evangelho" em sua exposição ao celebrar os 25 anos de reabertura da Universidade Pontifícia do México (UPM).

Na série de conferências realizadas entre 26 e 28 de setembro, nas instalações da UPM, o também Bispo de Texcoco recordou que "a missão principal das universidades é gerar cultura" e dado que "vivemos uma mudança de época onde se desvanece o vinculo com Deus, se alguém deve gerar cultura é a universidade".

"A missão que a Igreja confia com grande esperança às universidades católicas, reveste um significado cultural e religioso de vital importância, pois concerne ao futuro mesmo da humanidade. Exigir às universidades católicas, fazendo-as mais capazes de responder à tarefa de levar a mensagem de Cristo ao homem, à sociedade e às culturas", assinalou o Presidente da CEM.

"Falta muito por fazer, já que há apenas 14 mil sacerdotes no país para mais de 100 milhões de mexicanos, dos quais o 88 % são católicos, precisamos crescer no laicado e gerar mais cultura", adicionou.