Dois sujeitos que planejavam seqüestrar o Arcebispo de São José, Dom Hugo Barrantes, foram presos por agentes do Organismo de Investigação Judicial (OIJ) na tarde da quarta-feira.

Um dos detidos no setor Aserrí, em São José, com sobrenome García Penha enquanto que a identidade do outro não se revelou ainda. Ambos eram investigados por extorsão, mas ao conhecer-se seu plano as autoridades decidiram atuar imediatamente. Depois de um tempo de seguimento, foram presos.

O seqüestro do Arcebispo ia servir, conforme informam as autoridades, para negociar a liberdade de dois réus que cumprem sua condenação no Centro Penitenciário La Reforma. Por ter já ordem de captura, o Ministério Público impôs seis meses da prisão preventiva.

Por outro lado, em um comunicado de imprensa a Arquidiocese de São José informou não ter conhecimento "a ciência certa dos alcances do fato" e dada a junta "a Cúria Metropolitana e a Casa Arcebispal tomarão certas medidas que, por razões de segurança, não se farão públicas".