A Faculdade de Teologia do Catalunha organiza primeiro Congresso Internacional sobre Teologia e Cinema, que será uma "ocasião de encontro de professores e profissionais do cinema preocupados com a presença de valores espirituais" além de "um momento privilegiado para a formação de agentes de pastoral, professores de religião e animadores culturais".

O evento, que se realizará de 15 a 17 de novembro em Barcelona, tem como título: "Deus no cinema" e contará com exposições de "especialistas na relação entre cinema e espiritualidade", asseguraram os organizadores.

Entre as atividades do congresso estão as conferências sobre os pontos principais para uma leitura teológica do cinema e o papel das filmotecas na difusão do cinema espiritual, entre outras. Também haverá uma mesa redonda sobre "O Deus dos diretores de cinema".

Entre os conferencia está o professor da Pontifícia Universidade Gregoriana, Pe. Lloyd Baugh, a delegada da Filmoteca Vaticano, Claudia di Giovanni e o diretor de cinema, Ermanno Olmi ("A árvore dos tamancos", "Gênese: a criação e o dilúvio", "Cem pregos", entre outros), quem fará uma reflexão sobre seus filmes.

"A Igreja, da origem do cinema, sentiu-se próxima a este meio e hoje a teologia tira o chapéu implicada na leitura, valorização e inclusive na contribuição de argumentos aos filmes", assegurou o secretário do comitê organizador, Peio Sánchez.

Para o diálogo com uma cultura globalizada "a cinematografia oferece muitas oportunidades para a interrogação em torno de Deus, o encontro de perspectivas e a mesma evangelização" indicou.

Para mais informação acesse: www.teocinema.org