O Papa Bento XVI promoveu hoje à sede arcebispal de Corrientes ao Dom Andrés Stanovnik O.F.M. Cap., de 57 anos, atualmente bispo de Reconquista (Santa Fe), em substituição de Dom Domingo Salvador Castagna, cuja renuncia ao governo pastoral dessa arquidiocese, apresentada oportunamente por razão de idade, foi aceita.

Dom Stanovnik nasceu em Buenos Aires em 1949, em uma família de imigrantes eslovenos. Depois de seus estudos de Filosofia e Teologia na Universidade de Salvador em Buenos Aires, realizou a Profissão Perpétua na Ordem Franciscana de Frades Menores Capuchinhos em 1978. Recebeu a ordenação sacerdotal em 2 de setembro desse mesmo ano.

Depois de realizar diversas e importantes responsabilidades em seu instituto religioso –entre outras a de Definidor Geral da Ordem Capuchinha–, atua como pároco nas cidades do Córdoba e Mar del Plata, e realizar estudos de Teologia Espiritual no Pontifício Ateneu Antoniano, em Roma, foi nomeado Bispo de Reconquista em 2001.

Em 2005 foi eleito secretário geral do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) e durante a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, celebrada em Aparecida (Brasil) em que se desempenhou como secretário geral, foi eleito vice-presidente deste organismo eclesial.

Segundo o Censo de 2001, a arquidiocese de Corrientes tem uma superfície de 26 mil e 761 quilômetros quadrados, e uma população de 510 mil e 930 habitantes (Censo 2001), dos quais 434 mil se declaram católicos.

A arquidiocese conta com 50 paróquias, 85 sacerdotes diocesanos e religiosos, 60 religiosas e 38 centros educativos da Igreja.