O Presidente da organização Vida Humana Internacional, Padre Tom Euteneuer, assegurou que o último documento da Congregação para a Doutrina da Fé (CDF) sobre a nutrição e hidratação dos pacientes terminais deveria levar aos católicos que apoiaram a morte de Terri Schiavo a "arrepender-se seriamente e reavaliar suas consciências".

Em um artigo para o LifeSiteNews.com, o Padre Euteneuer se referiu à resposta que deu o Vaticano sobre a pergunta exposta pelos bispos americanos sobre a moralidade de suspender a alimentação e hidratação a pessoas que, como Terri Schiavo, encontram-se em estado vegetativo.

"Embora até uma criança pode dar-se conta que não é correto matar a uma pessoa de fome, a CDF em uma linguagem tecnicamente precisa, reivindicou a nossa querida Terri Schiavo dizendo que ninguém pode ousar cometer ou justificar uma atrocidade como seu assassinato sob uma interpretação dos ensinamentos da Igreja", explicou o sacerdote.

A resposta do Vaticano é contundente: "um paciente em estado vegetativo permanente é uma pessoa com uma dignidade humana fundamental e por isso, deve receber um cuidado ordinário e proporcionado que inclui, em princípio, a administração de água e mantimentos por meios artificiais".

"Quantos de nós, ao momento da morte de Terri Schiavo, escutamos a alguns chamados bons católicos’ dizer que deviam deixá-la morrer porque ‘ninguém deve viver dessa forma’ e outras coisas sem sentido? A mensagem real desta declaração é que ninguém deve pensar nessa mortal forma nunca mais", indicou o sacerdote.

Segundo o Padre Euteneuer, o Vaticano "falou com a clara voz da consciência e reivindicou também a todos os que lutamos pela vida e a dignidade de Terri, não porque fôssemos ativistas pró-vida, mas porque somos católicos. Quem apoiou sua morte em 2005, por raciocínio pobre ou acordo culpado com a atrocidade, precisa arrepender-se seriamente e reavaliar sua consciência à luz dos ensinamentos da Igreja. Depois desta declaração, não há desculpa para não compreendê-lo corretamente".