Em uma tentativa de evitar um iminente cisma na comunidade anglicana, os líderes da igreja Episcopaliana, aceitaram suspender as ordenações de bispos homossexuais e as benções de uniões entre pessoas do mesmo sexo.

Os líderes episcopalianos, ramo americano da igreja Anglicana, reuniram-se esta semana para tratar diversos assuntos e finalmente optaram por deter estas iniciativas até alcançar um consenso mundial sobre o assunto.

A ordenação do primeiro bispo episcopaliano abertamente homossexual ocorreu em 2003 em New Hampshire, Estados Unidos, e causou profundas feridas nesta comunidade.

Conforme informou a imprensa local, os episcopalianos acederam a "exercitar moderação abstendo-se de consagrar candidatos do episcopado cuja forma de vida apresente um desafio ao resto da igreja e gere tensões na comunidade".

Além disso, acordaram não realizar em sua diocese "nenhuma bênção pública de uniões entre pessoas do mesmo sexo até que não se chegue a um consenso na comunidade ou até que a convenção geral tome uma decisão".

Os episcopalianos, que contam com 2,3 milhões de cristãos nos Estados Unidos, reiteraram seu compromisso com os direitos civis dos homossexuais e sua oposição a "ações ou políticas que os danifique, alente a violência ou viole sua dignidade como filhos de Deus".

O arcebispo de Canterbury, Rowan Williams, máximo líder da igreja Anglicana, chegou aos Estados Unidos para prevenir o cisma. As tensões se incrementaram com a eleição em 2006 de uma mulher à frente deste grupo nos Estados Unidos.