No marco das celebrações pelo 20º aniversário da visita do Papa João Paulo II ao Chile, que o levou entre 1º e 6 de abril de 1987 a oito dioceses deste país, o povo chileno recebeu ao Cardeal Angelo Sodano, Ex-secretário de Estado Vaticano e Núncio Apostólico em Santiago no período da visita do então Pontífice.

O Decano do Colégio de cardeais chegou nesta terça-feira à capital chilena e foi recebido no terminal aéreo pelo Arcebispo de Santiago, Cardeal Francisco Javier Errázuriz; o Núncio Apostólico, Dom Aldo Cavalli; e o Bispo de Valparaíso e Vice-presidente da Conferência Episcopal, Dom Gonzalo Duarte.

"Retorno sempre com grande alegria a este lindo país. Trago a saudação do Santo Padre Bento XVI e venho para comemorar os 20 anos da visita a este país do inesquecível Papa João Paulo II, o Servo de Deus, que tantas lembranças deixou aqui no Chile nos seis dias de sua estadia", disse o Cardeal Sodano ante os meios de imprensa.

"Retorno a casa. O Papa João Paulo II dizia que o Cardeal Sodano é meio italiano e meio chileno. Veja que cumpro com estas palavras", disse em suas primeiras declarações aos jornalistas.

Além de algumas celebrações e eventos na capital, o Ex-secretário de Estado visitará durante sua estadia as arquidiocese de Antofagasta e a de Porto Montt.