O estádio da Kerala, ao sul da Índia, foi cenário ontem de um novo ataque contra os católicos. Desta vez, as vítimas foram as religiosas da congregação Missionárias da Caridade –fundada pela Madre Teresa de Calcultá- que receberam  golpes quando alimentavam  um grupo de pobres.

Segundo o periódico "The Hindu", as religiosas foram agredidas por grupos de extremistas hindus armados com barras de ferro, que as acusavam de evangelizar.

Quatro religiosas, três irmãos e dois motoristas da congregação foram feridos na cabeça. Até o momento há 14 integristas hindus detidos pela polícia em relação com os ataques.

A agência EFE informou que os fatos ocorreram em um subúrbio da localidade de Kozhikode, junto à costa do mar Arábico. O primeiro aconteceu quando várias irmãs levavam mantimentos a uma colônia de "dalit" ou "intocáveis" hindus, e o segundo quando a superiora regional da ordem chegou com outras seis religiosas para comprovar o ocorrido.

Umas cinqüenta pessoas, que faziam campanha em favor do partido integralista hindu Bharatiya Janata (BJP) e da organização da mesma ideologia Rashtriya Swayamsevak Sangh (RSS), atacaram às religiosas e seus acompanhantes.

O chefe regional de Polícia, Arvind Ranjan, declarou que "estes fatos são muito sérios" e asseguraram que investigam a identidade e os contatos dos autores.

Os integralistas hindus foram responsabilizados de numerosos ataques e ameaças contra as comunidades cristãs em diversos estados da Índia. Eles acusam às Missionárias da Caridade de promover a conversão de membros das castas baixas hindus ao Cristianismo.

Em alguns estados governados pelo BJP, promoveram-se leis para "proibir a conversão" de hindus a outras religiões.

Entretanto, as Missionárias da Caridade negaram que desempenhem um trabalho proselitista. Elas atendem a "hindus, muçulmanos e cristãos" sem exigir que se convertam ao Catolicismo.

Enérgica condenação

A agência vaticano Fides publicou a reação oficial de Conferência dos Bispos Católicos da Índia (CBCI). “Condenamos com força os dois ataques contra as Missionárias da Caridade ocorridos ontem em Kerala. Estamos muito preocupados com o recrudescimento de grupos fundamentalistas hindus que procuram espaço político”, declarou à agência o Padre Babu Joseph Karakombil, porta-voz da CBCI.

O sacerdote indicou que “recebemos a solidariedade das instituições, de organizações civis e numerosos grupos religiosos hindus, muçulmanos, budistas”.