O Pe. Slawomir Oder, postulador da causa de beatificação do Papa João Paulo II, explicou que a distribuição gratuita de imagens "ex-indumentis", quer dizer, que levam um pequeno pedaço de tecido do recordado Pontífice, "não se trata de uma ação publicitária" nem tem fins lucrativos; saindo ao encontro de ataques de alguns meios de comunicação.

O sacerdote assinalou a Rádio Vaticano que esta distribuição de imagens "é simplesmente uma iniciativa que está dentro das iniciativas que acompanham o processo de beatificação".

"Além das imagens singelas, como sempre, estão sendo distribuídas também estampa que contêm um pedacinho do tecido pertencente à vestimenta do Servo de Deus. É uma coisa absolutamente normal dentro da praxe da Igreja", prosseguiu o postulador da causa de João Paulo II, quem também sublinhou que, quem assim o deseje, pode fazer uma contribuição completamente voluntária para ajudar com os gastos de impressão e distribuição das imagens quando solicitar uma delas.

Ao perguntar se estas pequenas partes de tecido podem ser considerados relíquias, o sacerdote explicou que "normalmente, falamos em sentido próprio de relíquias quando estas são coisas que pertencem aos Santos, quer dizer, quando a Igreja já se pronunciou em mérito da causa de beatificação ou canonização. Neste caso, estamos ainda no curso de um processo, por isso estes pedacinhos de tecido que são elementos materiais, propriamente não são ainda relíquias, porque não constituem um elemento pertencente a uma pessoa reconhecida pela Igreja como Santa".

Do mesmo modo, o Pe. Oder negou rotundamente que esta iniciativa de distribuir as imagens "ex-indumentis" tenha algum ânimo de lucro, como assinalaram alguns jornalistas. "Estamos longe desta lógica, desta mentalidade e lamento que alguns jornalistas tenham instrumentalizado esta iniciativa", precisou.

"O principal é simplesmente dar uma resposta a um pedido do povo de Deus, que deseja ter esta memória, porque é uma memória física do Santo Padre, que entrou profundamente na história e nossos corações. É uma coisa natural, que quem o ama, como se ama a uma pessoa querida, deseje ter uma lembrança e este é o sentido da iniciativa", concluiu o sacerdote.

Para conhecer mais da causa de beatificação do Papa João Paulo II, pode acessar: www.vicariatusurbis.org/beatificazione 

Para solicitar a imagem "ex-indumentis" com a oração (em espanhol, italiano, inglês, francês, polonês, alemão ou português) para pedir a intercessão do recordado Pontífice; pode escrever a: postulazione.segreteria@vicariatusurbis.org