O Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio Maria Rouco Varela advertiu à Federação Espanhola de Religiosos de Ensino (FERE) que "ministrar EpC é ir contra do ideário católico", questionando a posição desta instituição que considera "adaptar" ao ideário católico a controvertida disciplina que promove a homossexualidade, a mentalidade anti-vida e a ideologia de gênero, entre outras coisas, nas crianças e jovens espanhóis.

"Não sei como se pode adaptar esta disciplina", disse o Cardeal de acordo com o site Hispanidad.com. "Como muito se pode evitar que vá contra os princípios e a moral cristã, exatamente os que escolheram os pais que escolhem um centro católico para seus filhos ou escolhem a disciplina de religião", indicou.

Sempre, segundo Hispanidad.com, o Arcebispo de Madri considerou que "se diz que em uma sociedade democrática não é possível a objeção de consciência; é ao reverso: em uma sociedade totalitária a objeção de consciência é impossível". "Negar a objeção de consciência é próprio de estados totalitários", advertiu.

"E neste caso, claramente vão contra ao direito dos pais a escolher a formação moral e religiosa que desejam para seus filhos recolhimento no art. 27.3 da Constituição", denunciou o Cardeal.

Em seguida, o Arcebispo de Madri assinalou que se a FERE se plantasse "se acabaria o problema". "Eu acredito que a FERE não se deu conta do perigo que entranha esta disciplina", concluiu o Cardeal Rouco.