O Arcebispo de Caracas, Cardeal Jorge Urosa Savino, recordou que os bispos "não são operadores políticos, nem temos parcialidade política, nem temos interesses políticos", reafirmando assim o que o Episcopado venezuelano através de distintos prelados repetiu em várias oportunidades.

Assim o indicou o Cardeal durante as celebrações de suas bodas de prata de ordenação episcopal realizados no Parque Nações Unidas em Caracas. Nosso interesse é que haja paz, prosperidade, harmonia, justiça e liberdade em todos os cantos da Venezuela", precisou.

"A Igreja é o povo de Deus e o povo da paz, e os bispos são construtores de paz. Assim deve ser cada um dos cristãos, o povo da paz, e todos nós somos construtores de paz", assinalou em seguida.

O Cardeal venezuelano insistiu em seguida a construir "uma igreja que ore, que vá crescendo, que tenha mais movimentos apostólicos, mais seminarista e com uma melhor formação sacerdotal, é uma igreja que embora exista e devemos ir construindo e fortalecendo".

Deste modo chamou a viver a unidade eclesiástica, a comunhão em todas as instâncias da igreja a semelhança da colocação de Jesus Cristo: "Que todos sejam um para que o mundo acredite", alentou; e agradeceu depois ao Papa Bento XVI, "com quem me sinto estreitamente unido, e quem teve a gentileza de manifestar sua proximidade com a belíssima carta que escutamos ao início desta celebração eucarística". 

Reforma constitucional

Antes do início da Missa, o Arcebispo dialogou com a imprensa e expressou sua preocupação pelo pouco interesse dos venezuelanos por conhecer a reforma constitucional apresentada por Hugo Chávez.

Depois de manifestar que esta reforma é "extremamente importante para o futuro de todos os venezuelanos", o Cardeal Urosa alentou a que "se estude e debata" esta proposta. "O importante é que todo mundo se pegue para ler, estudar", destacou.