"O segredo da eficácia de cada um de nossos projetos pastorais e apostólicos é antes que nada a fidelidade a Cristo", afirmou o Papa Bento XVI ao receber esta manhã os prelados, tanto de rito latino como grego-católico, da Conferência Episcopal de Ucrânia, com motivo de sua visita "ad limina".

"Na variedade de seus ritos e de suas tradições históricas –disse o Santo Padre–, a única Igreja católica anuncia e testemunha em todos os cantos da terra o mesmo Jesus Cristo, Palavra de salvação para cada homem e para todo o homem. Por isso, o segredo da eficácia de cada um de nossos projetos pastorais e apostólicos é antes que nada a fidelidade a Cristo".

Bento XVI destacou que "viver uma íntima e constante familiaridade com Deus na oração e na escuta dócil de sua palavra é o único caminho que tem que percorrer para ser em todos os ambientes sinais de seu amor e instrumentos de sua paz e de sua concórdia".

Por isso assegurou que "animados por este espírito não é difícil intensificar uma cordial colaboração entre bispos latinos e bispos grego-católicos, pelo bem de todo o povo cristão. Assim podem coordenar seus planos pastorais e suas atividades apostólicas, oferecendo sempre o testemunho daquela comunhão eclesiástica, que é também uma condição indispensável para o diálogo ecumênico com nossos irmãos ortodoxos e das outras Igrejas".

Finalmente, Bento XVI propôs aos bispos de rito latino e aos de rito grego-católico que se reunissem ao menos uma vez ao ano "para chegar a um oportuno acordo entre todos de modo que a ação pastoral seja cada vez mais harmoniosa e eficaz.

"Estou persuadido de que a cooperação fraterna entre os pastores animará e estimulará todos os fiéis para crescer na unidade e no entusiasmo apostólico e favorecerá também um proveitoso diálogo ecumênico", concluiu.