Nesta manhã o Papa Bento XVI recebeu no Palácio Apostólico de Castel Gandolfo aos participantes da reunião de Bispos recentemente nomeados e os exortou a serem homens de oração que reservem o primeiro lugar de sua vida a Deus.

"Sede homens de oração! A fecundidade espiritual do ministério do Bispo depende da intensidade de vossa união com o Senhor. É da oração que um Bispo deve tomar luz, força e consolo em sua atividade pastoral", disse o Papa aos prelados reunidos em sua residência de verão.

O Papa recordou nesta ocasião aos bispos que "não estais sozinhos na guia da Igreja de Deus, mas tendes, junto à ajuda da graça, o apoio do Papa e o de vossos irmãos".

Detendo-se na dimensão apostólica do episcopado, o Santo Padre afirmou que os presentes estão "chamados sobre tudo a estar com Cristo, para conhecê-lo mais profundamente e serdes partícipes de seu mistério de amor e de sua relação plena de confiança com o Padre".

"Na oração íntima e pessoal, o Bispo é chamado a crescer no espírito filial para Deus, aprendendo de Jesus mesmo a cercania, a confiança e a fidelidade, atitudes próprias na relação com o Padre".

Também reconheceu que embora hoje em dia "no ministério de um Bispo os aspectos organizativos são absorventes, múltiplos os compromissos, tantas as necessidades, em primeiro lugar na vida de um sucessor dos Apóstolos deve estar reservado a Deus".

Deste modo recordou a seus "queridos irmãos" conservar em sua oração "um particular lugar para vossos sacerdotes, para que sempre sejam perseverantes na vocação e fiéis à missão presbiteral... Igualmente não deve faltar jamais na oração do Bispo a súplica pelas novas vocações".

Mais adiante os exortou a "criar lugares e ocasiões de oração, onde o silêncio, na escuta de Deus mediante a léctio divina, na oração pessoal e comunitária, o homem possa encontrar Deus e ter a experiência viva de Jesus Cristo que revela o autêntico rosto do Pai".

Finalmente disse: "N'Ele dirigis a Deus por vós e por seus fiéis, tenham a confiança de filhos, a audácia de amigo, a perseverança de Abraão. Como Moisés, tendes as mãos elevadas para o céu. Como Maria saibam cada dia louvar a Deus pela salvação que Ele realiza na Igreja e no mundo, convencidos que nada é impossível a Deus".