A Arquidiocese desta cidade iniciou a preparação do Ano Santo Compostelano 2010, o qual será convocado pelo Arcebispo local, Dom Julián Barrio Barrio.

A Arquidiocese indicou que a convocatória estará dirigida a todas as conferências episcopais, sobre tudo as da Europa e América. Do mesmo modo, haverá uma campanha informativa a todos os centros de caráter jacobino, contando especialmente com a Archicofradía do Apóstolo e outras entidades relacionadas ao Caminho de Santiago.

Como parte dos preparativos se contempla a confecção de um calendário litúrgico e novos textos litúrgicos para as distintas Missas votivas do Apóstolo São Tiago: para os peregrinos em geral, os caminhantes, jovens, doentes, etc.

"A Igreja prestará especial atenção às celebrações penitenciais, com a presença de confessores em distintos idiomas, incrementando o número dos atuais", informou a Arquidiocese.

Durante o 2009 haverá um Congresso Internacional de Santuários, de caráter litúrgico-pastoral e no que se abordará a problemática da peregrinação e o turismo. Além disso, coincidindo com a restauração do Pórtico da Glória, realizar-se-á um congresso interdisciplinar sobre o mesmo e uma exposição paralela sobre os Pórticos na Europa medieval.

Finalmente, outra das novidades da preparação é o início de "um irmanação entre o Patriarcado Armênio de Jerusalém –possuidor do lugar do martírio de nosso Apóstolo– e o Arcebispado de Santiago".

Indicou-se que se deseja fazer o mesmo com o Patriarcado Ortodoxo de Constantinopla, de que depende o santuário dedicado a São João Evangelista, irmão de São Tiago, na ilha de Patmos.